formações para o XI inicial
6-3-1: Esta é a formação mais defensiva que se encontra disponível. Dado que a defesa desta formação é quase impenetrável, é melhor usar uma formação ofensiva, como o 4-3-3 ou o 3-4-3. Quatro defesas e um média irão manter o avançado e os três médios longe da sua baliza.
5-3-2: Formação muito defensiva. Com cinco defesas você irá ter uma sólida e equilibrada defesa; no entanto, dois avançados terão dificuldades em marcar golos. Para a combater pode usar-se um 4-4-2 (os seus jogadores irão anular a formação mas dificilmente marcarão) ou um 4-3-3 (irá marcar golos mas também poderá sofrer alguns).
5-4-1: Formação que poderá dar um empate a uma equipa mais pequena num jogo com um clube grande. Para a combater, use um 4-4-2 ou um 3-5-2.
4-5-1: Útil quando uma equipa não possui avançados de qualidade e quando um clube grande joga com um clube cuja qualidade do plantel seja muitíssimo inferior à dele (poderá golear essa equipa e não sofrer nenhum golo). É difícil combatê-la, mas o 4-4-2 poderá ser uma boa opção.
3-5-2: Útil quando a sua equipa possui muitos médios de qualidade. O 4-4-2 será uma boa escolha, dado que os quatro defesas e os quatro médios anularão a boa capacidade de ataque do 3-5-2, e os dois avançados poderão conseguir marcar, porque têm pela frente apenas quatro defesas.
4-4-2: Uma formação comum e equilibrada. A estratégia não ofensiva nem defensiva, e o jogo irá decidir-se mais pela qualidade do plantel que usar esta tática. Para a combater, use 4-2-3-1.
4-3-3: Formação ofensiva e equilibrada. O 4-5-1 poderá anular esta tática com facilidade, dado que os cinco médios superarão os três médios do adversário, e a sua equipa dominará a posse de bola.
4-2-4: Usada contra adversários fracos será uma boa opção, mas uma equipa de nível razoável anulará facilmente esta formação. Não recomendável. O 4-4-2 será uma boa opção para a tentar bater.
3-4-3: Formação muito ofensiva, útil apenas caso os seus jogadores sejam talentosos. É difícil de combater, mas o 4-4-2 será uma boa opção.
3-3-4: Formação usada contra adversários fracos, que será eficiente. No entanto, o 4-5-1 poderá pará-la.
3-2-5: Formação extremamente ofensiva, mas fácil de bater, pois a sua defesa é fraca. O 4-4-2 irá anulá-la facilmente.
5-2-3: Formação com uma defesa sólida e uma capacidade ofensiva razoável, mas com um meio-campo fraco. Mais uma vez, o 4-4-2 irá anulá-la.